A definição das fases de sistemas de transporte pneumático varia um pouco conforme o autor. As fases podem ser classificadas com base em diferentes princípios na análise do percentual de concentração de sólidos no sistema e no modo como se movem através da tubulação. Geralmente são classificadas como fase diluída, com pressão abaixo de 1,22 bar e velocidade inicial entre 14 m/s e 24 m/s, e como fase densa, com pressão entre 2 bar e 4,42 bar, velocidade inicial entre 2,5 m/s e 9 m/s. Na PSIG classificamos as fases de diluída, mista e densa.
A PSIG trabalha apenas com sistemas de fase mista, com pressão entre 0,7 bar e 2,38 bar e velocidade inicial entre 9 m/s e 18 m/s. Sistemas de fase mista operam com níveis mais baixos de energia cinética permitindo que uma porcentagem das partículas seja depositada na parte inferior da seção horizontal da tubulação. Esta porcentagem de material viaja suavemente em pequenas ondas ao longo da tubulação. Uma segunda camada de partículas, com maior velocidade, é transporta sobre esta camada depositada. Materiais como cimento, coque de petróleo, carvão, gesso, talco, cal hidratado, por exemplo, são transportados com grande eficiência, confiabilidade e suavidade dentro deste estado. Transportar com uma energia cinética menor significa reduzir o choque das partículas na parede do tubo, reduzir a geração de calor e reduzir o desgaste da tubulação. Sistemas de fase mista tipicamente resultam em maior capacidade de transporte de sólidos em um diâmetro e comprimento da tubulação especificada.